sábado, 11 de julho de 2009

Palmeiras vence Náutico por 4 a 1 e dorme vice-líder do Brasileirão

O Palmeiras venceu o Náutico no Palestra Itália por 4 a 1 – os gols do verde foram de Maurício Ramos, Willians, Armero e Pierre.

Com o resultado positivo, o Verdão chega aos 19 pontos, coloca pressão no líder Internacional, que tem 20, e dorme vice-líder na frente de Atlético-MG e Vitória. De quebra, o alviverde mantem um tabu que já dura sete jogos. A equipe paulista não perde para o Timbu desde 11 de maio de 1992. A torcida sonhava com Muricy, mas hoje gritou o nome do ainda interino Jorginho.

A boa posição na tabela reflete a boa fase no Palestra. O time, que já vinha de vitória por 3 a 0 sobre o Avaí, foi derrotado só uma vez na competição - na segunda rodada, pelo Inter-RS por 2 a 0 -. No Palestra Itália, porém, ainda não sabe o que é perder: foram quatro vitórias e dois empates.

Obina, que chegou sendo motivo de piada dos rivais, tem média de cinco gols em seis jogos, igualando Keirrison neste Brasileirão. Não computado o jogo de hoje, Cleiton Xavier também se destaca entre os amadores: foram quatro assistências em nove partidas. Pierre é o que mais roubou bolas: 36 em sete jogos.

No Náutico, o clima é inverso. A equipe está na zona do rebaixamento, é a penúltima com oito pontos e não vence há nove rodadas. A defesa é a segunda pior: sofreu 17 gols até o início da partida de hoje. Em cinco jogos como visitante venceu um, empatou um e perdeu quatro.

1983 foi ano importante para o confronto

Palmeiras e Náutico fizeram dois jogos marcantes na terceira fase do Campeonato Brasileiro de 1983.

Contra o Verdão, no dia 17 de abril daquele ano, o Timbu levou o maior público de sua história no Campeonato Brasileiro: 44.424 torcedores foram até o estádio do Arruda, local da partida.

Seis dias depois, pela mesma fase do mesmo campeonato, no estádio do Morumbi, o Palmeiras aplicou no Náutico uma das maiores goleadas de sua história: 6 a 0.

A campanha dos dois, no entanto, foi modesta: o Palmeiras terminou na 9ª colocação; o Náutico na 13ª. O campeão foi o Flamengo, que venceu o Santos na final.

No Brasileiro de 83, as 44 equipes que participaram foram divididas em grupos, sendo que na primeira fase permaneciam na competição os três melhores de cada chave. Na segunda etapa, após nova divisão dos classificados, os dois melhores de cada grupo seguiam e assim por diante, até as quartas-de-final, quando os times passavam a se enfrentar em partidas de ida e volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário