quarta-feira, 30 de setembro de 2009

[27ª Rodada do Brasileirão] Contra o Náutico, São Paulo tenta manter vivo o sonho do tetra

O São Paulo tem um jogo complicado contra o Náutico hoje, às 21h50, no estádio dos Aflitos. Apesar do Timbu não estar apresentando em casa a mesma força das temporadas anteriores – em treze jogos como mandante foram cinco vitórias, quatro empates e quatro derrotas, tenta do rebaixamento: está na 16ª colocação com 26 pontos, somente um a mais do que o Santo André, o primeiro na zona da degola.

Um empate para o Tricolor hoje é péssimo resultado, já que a diferença para o líder Palmeiras é de cinco pontos. A equipe não estará completa: Rogério Ceni ainda se recupera de um edema na coxa esquerda e não joga. Dagoberto, que recebeu o terceiro cartão amarelo, e Washington, que foi expulso contra o Corinthians, também são desfalques. Bosco continua no gol. Hugo e Marlos disputam uma vaga no ataque.

As posições na tabela e pretensões de São Paulo e Náutico deixam o jogo muito interessante. Será que partirão para o jogo franco? Quem vai para pressão? Quem vai jogar no erro do adversário?

Caso o time de Ricardo Gomes tome a iniciativa como fez contra o Corinthians na rodada passada, se ainda pretende sonhar com o tetra, tem que transformar a posse de bola em gols. Na saída do clássico, os jogadores do São Paulo casaram de repetir que criaram mais. Já Hernanes adotou um discurso um pouco diferente: além de declarar que o Tricolor teve mais posse de bola, não deixou de lembrar que futebol é bola na rede. Disse bem.

FICHA TÉCNICA
NÁUTICO X SÃO PAULO

Local: Estádio dos Aflitos, em Recife (PE)
Data: 30 de setembro de 2009, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)

Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa-RJ) e Otávio Correia de Araújo Neto (AL)

NÁUTICO: Gledson; Márcio, Vágner e Cláudio Luiz; Nilson, Bruno, Rudnei, Irênio (Mariano Torres ou Elton) e Anderson Santana; Carlinhos Bala e Tuta
Técnico: Geninho

SÃO PAULO: Bosco; Renato Silva, André Dias e Miranda; Jean, Richarlyson, Hernanes, Jorge Wagner e Junior Cesar; Hugo (Marlos) e Borges
Técnico: Ricardo Gomes

domingo, 27 de setembro de 2009

André Dias, o Panguão!!!

O clássico entre São Paulo e Corinthians pela 26ª rodada do Brasileirão ganhou um tempero à parte: o vacilo do zagueiro André Dias. O defensor sãopaulino ganhou uma lance do atacante Ronaldo e quando menos se esperava, quando o lance estava ganho para a zaga tricolor, ele tirou o goleiro Bosco da jogada e presenteou o artilheiro Ronaldo com um gol e o avante corintiano que não é besta nem nada empurrou a bola para o gol livre.

Apesar de ter levado o gol, o São Paulo teve mais posse de bola, porém, a zaga corintiana está bem postada e segura, pois conta com o retorno do capitão Willian. Aliás, a presença do zagueiro está dando tranquilidade para a defesa do Timão que, com exceção de Marcinho, está anulando o ataque Tricolor.

Vamos ver o que nos reserva o segundo tempo. Mas o troféu de Panguão do jogo é do André Dias e ninguém tasca!!!

[26ª Rodada do Brasileirão] São Paulo 1 X 1 Corinthians

O São Paulo, até pela vitória conquistada ontem pelo Palmeiras, sai mais para o jogo. O Corinthians espera uma oportunidade para encaixar um contra-ataque.

O Tricolor teve a melhor chance até agora, com Jorge Wagner aparecendo no meio da zaga do Timão, mas cabeceando fraco para a fácil defesa de Felipe.

Defederico começou o jogo, mas segundo Mano Menezes não será o substituto de Douglas, e sim quem ocupará o espaço entre os volantes e zagueiros adversários.

O árbitro Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)deixa o jogo correr, mas foi rigoroso demais dando um cartão amarelo para Defederico. O critério tem que ser o mesmo com os brasileiros.

Aos 20, o Corinthians abre o placar em falha incrível de André Dias. O zagueiro protegia a bola de Ronaldo e resolveu recuar para Bosco. O goleiro já estava muito perto do zagueiro, que acabou tocando para o próprio gol vazio. O fenômeno, que acreditou no lance até o fim, só precisou empurrar para a rede

O São Paulo responde. Hernanes tabela com Borges e finaliza. A bola bate no pé da trave.

Depois de modificado o placar, a partida continuou como no início: O São Paulo com mais posse de bola tentou superar a marcação corintiana, sem sucesso. As melhores jogadas aconteceram com a aproximação de Hernanes e com a infiltrações de Jorge Wagner. Um caminho pode ser a finalizar de fora da área.

Depois dos trinta minutos, o Tricolor se deixou dominar pelo nervosismo em alguns momentos. Ficou barato para Júnior César, que não recebeu cartão depois de dar um pontapé em Marcelo Mattos.

O Corinthians se manteve recuado. E o maior defeito nesta primeira etapa foi abusar dos chutões para ligar o ataque, o que certamente facilita a vida do forte trio defensivo do São Paulo. Quando trabalhou a bola pelo chão com Ronaldo, Dentinho e Defederico, o Timão foi mais perigoso. O argentino, inclusive, faz uma boa estréia.

É bom ficar de olho no árbitro Ricardo Marques Ribeiro. Pelo que fez no primeiro tempo, não é certo que conseguirá segurar o jogo se o clima esquentar no Morumbi. Tomará que o apito não deixe a bola em segundo plano nos 45 minutos finais.

O segundo tempo, quanto a postura dos times, repetiu a primeira etapa. O São Paulo foi pra cima do Corinthians que por sua vez esperava uma bola para ampliar a vantagem. E o Timão teve essa chance com Ronaldo aos 23. O nove alvinegro aproveitou falha de Richarlyson e disparou sozinho em direção ao gol. O volante tricolor se recuperou no último momento, travando a finalização do fenômeno.

O Tricolor respondeu com o gol de empate logo depois, aos 25. Hernanes cruza pela direita e o subsituito de Borges, Washington, impedido, toca por cima de Felipe e empata. 1 a 1.

Com a igualdade, o jogo melhorou. O Corinthians saiu mais e teve duas oportunidades. Uma com Dentinho, que não conseguiu completar para o gol um cruzamento da direira, e outra com Jucilei, que entrou na área driblando, mas, na hora de chutar, perdeu o equilíbrio.

O Tricolor tentou o gol da vitória, principalmente com cruzamentos pela ponta direita, mas esfriou depois da expulsão de Washington aos 45 minutos por reclamação.

Com o empate, o São Paulo fica com 45 pontos, em terceiro, pois foi ultrapassado pelo Goiás que tem o mesmo número de pontos, mas uma vitória a mais.

O Corinthians fica em oitavo com 38 pontos.

Reclamações

Os corintianos certamente vão reclamar do gol impedido do São Paulo e da anulação do segundo gol do Corinthians, já que o árbitro marcou falta de Ronaldo na disputa de bola com Renato Silva.

Os são-paulinos vão reclamar da expulsão de Washington aos 45 minutos por reclamação e de um possível pênalti em cima de Marlos.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO 1 x 1 CORINTHIANS


Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 27 de setembro de 2009, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Renda: R$ 1.050.380,00
Público: 32.180 pagantes (130 não pagantes)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP)
Cartões amarelos: Richarlyson e Dagoberto (São Paulo); William, Defederico e Jorge Henrique (Corinthians)
Cartão vermelho: Washington (São Paulo)
Gols: SÃO PAULO: Washington, aos 25 minutos do segundo tempo.
CORINTHIANS: Ronaldo, aos 20 minutos do primeiro tempo.

SÃO PAULO: Bosco; Renato Silva, André Dias, Miranda; Jean, Richarlyson (Marlos), Hernanes, Jorge Wagner (Hugo) e Junior Cesar; Dagoberto e Borges (Washington)
Técnico: Ricardo Gomes

CORINTHIANS: Felipe; Alessandro, William, Paulo André e Marcinho; Marcelo Mattos, Jucilei e Defederico (Moradei); Jorge Henrique (Souza), Ronaldo (Bill) e Dentinho
Técnico: Mano Menezes.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

26ª rodada do Campeonato Brasileiro

Sábado - 26/09/2009

18h30
Barueri (11º) x Cruzeiro (13º)

Palmeiras (1º) x Atlético-PR (14º)

Domingo - 27/09/2009

16h
São Paulo (2º) x Corinthians (9º)

Coritiba (15º) x Náutico (16º)

Goiás (4º) x Grêmio (6º)

Fluminense (20º) x Avaí (7º)

Internacional (3º) x Flamengo (8º)

18h30
Atlético-MG (5º) x Santos (12º)

Botafogo (18º) x Vitória (10º)

Sport (19º) x Santo André (17º)

Defederico e Edno estão liberados para enfrentar o São Paulo no domingo

A novela, com direito a momentos dramáticos no último capítulo, terminou com final feliz para o Corinthians. Os reforços Defederico e Edno ainda não apareceram no BID (Boletim Informativo Diário), mas foram liberados pela CBF e serão relacionados para o clássico de domingo, no Morumbi, contra o São Paulo.

Mano Menezes não abriu o jogo quando o assunto foi escalação, mas tudo indica que o treinador escolherá apenas um dos estreantes para iniciar a partida. Edno deve jogar no meio. Já Defederico pode atuar como meia ou atacante.

Caso Defederico seja escalado no ataque, Jorge Henrique, que retorna após se recuperar de contusão, poderá fazer a ala esquerda, porém Mano não descartou manter o trio Jorge, Dentinho e Ronaldo, com Defederico no meio.

Na zaga, William volta, mas Chicão ainda é dúvida. Elias está suspenso.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Palmeiras vence Cruzeiro e abre vantagem

Foto: Washingtonm Alves/VIPCOMM

Na noite desta quarta-feira, dia 23, o Palmeiras enfrentou o Cruzeiro no fechamento da 25ª rodada do Brasileirão e não decepcionou: segurou a Raposa e venceu de virada: 2 a 1, com um show do goleiro Marcos e a mortalidade do ataque de Vágner Love.

O Cruzeiro deu mostras de que não estava nem aí para o fato de o Palmeiras querer aumentar a vantagem na liderança e foi logo para o ataque. Tanto que aos quatro do primeiro tempo, Kléber foi derrubado por Wendel dentro da área e o árbitro Evandro Roman, deixou o jogo seguir. Três minutos após, Thiago Ribeiro, livre de marcação, recebeu de Henrique e tocou na saída de Marcos e abriu o placar para o time mineiro.

Porém, a Raposa não conseguiu administrar a vantagem por muito tempo e, aos nove minutos, após uma bomba numa cobrança de falta, Diego Souza deixou o placar em igualdade: 1 a 1. Depois do gol só deu Cruzeiro no jogo e aos 16 minutos, outro pênalti claro não marcado pelo árbitro Evandro Roman: Jumar derrubou Fabricio e ficou por isso mesmo. Ao Verdão, restava a opção dos contra-ataques, sempre pela esquerda com o lateral Pablo Armero.

Só que quem brilhou mesmo no primeiro tempo foi o goleiro Marcos, que mais uma vez mostrou porque é um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro. O arqueiro palmeirense segurou o ataque celeste no lance mais bonito do jogo, que já se desenhava para o gol quando o lateral cruzeirense Diego Renan entortou Wendel no lado esquerdo da área alvi-verde e chutou para ótima defesa do goleiro Marcos que ainda contou com a sorte no segundo tempo, ao desviar chute de Kléber que teve a trave como destino.

No segundo tempo, o atacante Robert deu lugar a mais um zagueiro: Mauricio. Assim, Muricy acertou o time e logo aos quatro minutos, Vágner Love, com muita inteligêngia, entre dois zagueiros e em posição legal, recebeu lançamento de Cleiton Xavier e avançou rumo a meta cruzeirense driblando o goleiro Fabio e tocando para o fundo do gol: 2 a 1 e virada do Porco.

Mesmo com o revés o Cruzeiro não se abateu e foi para cima do Palmeiras. Tudo o que a Raposa conseguiu, foi a expulsão de Pablo Armero e alguns lances de perigo, mas não conseguiu arranhar a liderança do Verdão que agora abriu três pontos de vantagem sobre o São Paulo e quatro sobre o Internacional.


Cruzeiro:
Fábio, Elicarlos (Guerrón), Leonardo Silva, Gil e Diego Renan; Fabrício (Jonathan), Henrique Marquinhos Paraná e Gilberto; Thiago Ribeiro e Kléber.
Técnico: Adílson Batista.

Palmeiras:
Marcos, Wendel (Figueroa), Maurício Ramos, Marcão e Armero; Souza, Jumar, Cleiton Xavier e Diego Souza; Robert (Maurício) e Vágner Love.
Técnico: Muricy Ramalho.

Gols:
Thiago Ribeiro, aos sete do 1º tempo; Diego Souza, aos nove do 1º tempo; Vágner Love, aos quatro do 2º tempo

Cartões Amarelos:
Henrique e Gilberto (Cruzeiro);
Marcos, Cleiton Xavier e Jumar (Palmeiras).

Cartão Vermelho:
Pablo Armero (Palmeiras).

Árbitro:
Evandro Rogério Roman.

Auxiliares:
Roberto Braatz e Carlos Berkembrock

Local:
Mineirão

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Tente não rir

Isso não tem nada a ver com o Trio de Ferro, mas o vídeo é tão engraçado que não resisti em postar:
http://www.youtube.com/watch?v=muVsPLGaqwo&feature=player_embedded

domingo, 20 de setembro de 2009

Incontestável!

A vitória do Goiás no Pacaembu por 4 a 1 foi incontestável. O time de Hélio dos Anjos foi soberano em campo do primeiro ao último minuto de jogo. Na defesa, quando o Corinthians pressionou o alviverde no segundo tempo; nos contra-ataques, também durante os avanços do Timão; mas, principalmente, no ataque. Iarlei só não fez chover em São Paulo (o zagueiro Diego que o diga...).

Muito bem montado e errando pouquíssimos passes, o esmeraldino deu um banho de bola no Corinthians, que até para fazer o gol de honra teve que insistir muito. Ronaldo bateu falta no travessão e a bola voltou na cabeça de Jucilei. O meia (o pior em campo, ao lado de Diego) cabeceou, mas Harlei resvalou e a bola bateu de novo no poste. No rebote, Dentinho tocou de cabeça para o gol, antes que o zagueiro Ernando salvasse (seria demais...).

Tirando o show goiano, alguns pontos a ressaltar: Ronaldo mostrou porque ainda pode ser decisivo para o Corinthians. Apesar de estar fora de forma e sem ritmo de jogo, demonstrou vontade e a qualidade característica; A defesa corinthiana, que já foi a melhor do Brasil neste ano, precisa melhorar muito. As constantes alterações no sistema defensivo fizeram a qualidade desabar.

Timão e Tricolor perdem chance aberta por Inter e Galo

A rodada não poderia ter começado melhor para o Trio de Ferro. No sábado, o Internacional perdeu para o Vitória, em Salvador, por 2 a 0 e o Atlético-MG não saiu do 0 a 0 contra o Náutico, nos Aflitos. Um prato cheio para São Paulo, Corinthians e Palmeiras subirem na tabela rumo ao título.

Neste domingo, porém, o Tricolor tinha o jogo na mão contra o Santo André, em Ribeirão Preto (vencia por 1 a 0 até a metade do segundo tempo), mas cedeu o empate e perdeu a chance de assumir, mesmo que provisoriamente, a liderança do campeonato. O resultado manteve o time de Ricardo Gomes na segunda posição, agora com os mesmos 44 pontos do Palmeiras.

Pior fez o Corinthians. A festa armada para a volta de Ronaldo terminou melancólica. Com uma atuação irrepreensível, o Goiás atropelou o alvinegro em pleno Pacaembu e fez o time do Fenômeno despencar na tabela (é o nono colocado, com 37 pontos). Iarlei (duas vezes) e Fernandão comandaram o show esmeraldino em São Paulo. João Paulo fez o quarto e Dentinho descontou: 4 a 1.

Restou para o Palmeiras a missão de aproveitar a rodada favorável. Na quarta-feira o Verdão fecha a rodada em Belo Horizonte contra o Cruzeiro. Se vencer, abre três pontos do segundo colocado.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

25ª Rodada do Brasileirão

Sábado - 19/09/2009

18h30


Atlético-PR (14º) x Sport (19º)

Vitória (12º) x Internacional (2º)

Náutico (16º) x Atlético-MG (4º)

Domingo - 20/09/2009

16h


Santo André (17º) x São Paulo (3º)

O técnico Ricardo Gomes e os jogadores do São Paulo admitiram preocupação com Marcelinho Carioca, autor do gol no empate em 1 a 1 no primeiro turno. O treino do tricolor, hoje, foi fechado e o treinador enfatizou os lances de bola parada.
Rodrigo ganha chance na zaga, pois Miranda e Renato Silva estão pendurados e o próximo compromisso é o clássico contra o Corinthians. Se tivesse que apostar em quem será poupado, escolheria Miranda.

Grêmio (7º) x Fluminense (20º)

Avaí (10º) x Barueri (8º)

18h30

Corinthians (6º) x Goiás (5º)

Ronaldo confirmou que retorna nesta partida. Jorge Henrique, que com dores musculares desfalcou o alvinegro contra o Coritiba, ainda é dúvida.
De Federico não joga. O nome do argentino ainda não apareceu no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF.

Santos (9º) x Botafogo (18º)

Flamengo (11º) x Coritiba (15º)

Quarta - 23/09/2009

21h50


Cruzeiro x Palmeiras

O jogo promete ser quente. Apesar de acontecer só na próxima semana, os jogadores das equipes já trocam farpas. Fabrício, do Cruzeiro, acusou Diego Souza de ser violento. O palmeirense respondeu durante o programa Arena SporTV, nesta sexta-feira. “Se ele (Fabrício) acha que falando isso, eu vou entrar em campo como uma mocinha, não. Vou entrar como sempre entrei, tranquilo, querendo vencer o jogo”.

Ronaldo volta neste domingo

Ronaldo está de volta. Fora de combate desde o dia 26 de julho, quando fraturou a mão esquerda no clássico contra o Palmeiras, em Presidente Prudente, o atacante do Corinthians está confirmado para encarar o Goiás neste domingo, às 18h30, no estádio do Pacaembu, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. "Estou à disposição do Mano, com o aval do departamento médico. Vou usar uma pequena proteção de espuma na mão. Agora o Mano decide o que é melhor para o time", afirmou.

Na última quinta-feira, o técnico Mano Menezes já tinha praticamente confirmado o retorno do craque em sua página no Twitter. O comandante alvinegro escreveu que provavelmente a partida diante do time goiano marcaria a volta do Fenômeno, que, além de ter feito uma cirurgia no local da fratura, realizou também uma lipoaspiração. A tendência, porém, é que ele atue apenas em um dos tempos da partida de domingo, já que ainda não está em perfeitas condições de aguentar o jogo todo. A intenção é prepará-lo melhor para o clássico do dia 27 de setembro, contra o São Paulo, no estádio do Morumbi, local em que Ronaldo já fez um gol no rival no Paulista.

"Na idade que estou chegando, tem de saber cortar caminho, correr na hora certa. Não teria problema se o Mano optasse por me colocar para jogar 90 minutos", declarou o Fenômeno, que completa 33 anos na próxima terça-feira. Ronaldo tem participado dos treinamentos com bola no Corinthians desde a semana passada, quando o técnico Mano Menezes levou a equipe para um retiro em Itu, no interior de São Paulo. Precavido, o camisa 9 atuou sempre com uma proteção na mão esquerda. E deve ser assim também no domingo, diante do Goiás.

"Ficar parado só atrapalha. Eu tive uma fratura que foi até mais grave do que a gente pensava. O pior de tudo é a volta, os treinamentos... Estou há 15 dias trabalhando de manhã e de tarde. Tudo para voltar ao ritmo dos outros jogadores", disse. Desde que assinou contrato com o Timão, Ronaldo atuou em 27 partidas com a camisa alvinegra e anotou 17 gols, muitos deles decisivos, como na semifinal e na final do Paulistão, contra São Paulo e Santos, respectivamente, nas oitavas de final a Copa do Brasil, diante do Atlético-PR, e também na decisão do torneio, sobre o Internacional. Quando o Fenômeno teve de ficar fora por conta da contusão na mão esquerda, o Corinthians estava na quarta colocação. De lá para cá, a equipe do Parque São Jorge passou por momentos complicados, mas agora parece ter se recuperado e ainda sonha com a conquista do Brasileiro. O time é o sexto colocado, com 37 pontos.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Corinthians tem sido vulnerável pelo alto

Depois do gol sofrido pelo Corinthians ontem, no empate em 1 a 1 contra o Coritiba, resolvi checar se minha impressão de que o time de Mano Menezes tem sido vulnerável pelo alto se confirmava. Descobri que, depois da final Copa do Brasil, o alvinegro sofreu 24 gols, sendo que 12 foram pelo alto. A outra metade se divide em faltas, pênaltis, contra-ataques, falhas individuais, etc...

Não é correto colocar os gols pelo alto somente na conta do quarteto defensivo, pois em lances de bola parada é comum atacantes e volantes voltarem para ajudar; mas no caso do Corinthians essa vulnerabilidade encontra atenuantes justamente pela variação na escalação de laterais e zagueiros por diversos motivos.

William está no departamento médico por um problema crônico no pé direito, e Chicão esteve fora de algumas partidas - lembrando que jogando juntos, os dois mantiveram uma invencibilidade de 41 jogos, vencendo 29 e empatando 11. A seqüência foi quebrada pelo Palmeiras neste Brasileiro -, Alessandro está voltando a jogar agora depois de longo tempo se recuperando de lesão e ainda não há substitutos definidos para André Santos e Cristian.

Por conta dos desfalques citados, o sistema defensivo corintiano variou bastante nas últimas partidas. Diego e Marcinho foram opções para a lateral esquerda, Jucilei e Balbuena para a direita, Chicão, Paulo André e Jean, este último acertou transferência para o FC Moscou e já deixou o clube paulista, variaram no centro da zaga.

Com ou sem a escalação ideal, o certo é que o Timão tem que corrigir esse defeito se ainda pretende conquistar o título do Brasileirão 2009.

Confira a lista dos gol sofridos pelo Corinthians pelo alto após a final da Copa do Brasil

Final da Copa do Brasil contra o Internacional - 1º de Julho.

Brasileirão

9º rodada - Corinthians 4 x 2 Fluminense


10ª rodada - Grêmio 3 x 0 Corinthians

1º gol - Alex Mineiro, no meio de dois zagueiros, aproveita cruzamento da esquerda.
2º gol – Jonas aparece sozinho na área para completar de cabeça para o gol um cruzamento vindo da esquerda.
3º gol – Rafael Marques aparece no segundo pau, livre, para fazer de peixinho. Cruzamento veio de Souza, quase na linha de fundo, do lado direito.


11ª rodada - Corinthians 4 x 3 Sport

1º gol – Cruzamento da intermediária, do lado direito. Fabiano, sozinho, abre o placar de cabeça.


12ª rodada - Cruzeiro 1 x 2 Corinthians


13ª rodada - Corinthians 2 x 1 Vitória


14ª rodada - Corinthians 0 x 3 Palmeiras

1º gol - Obina aproveita cruzamento da direita e faz de cabeça.


15ª rodada - Santo André 1 x 1 Corinthians


16ª rodada - Corinthians 0 x 0 Avaí


17ª rodada - Náutico 1 x 0 Corinthians


18ª rodada - Flamengo 1 x 0 Corinthians


19ª rodada - Corinthians 2 x 0 Atlético-MG

- última vez que a dupla Chicão e Willian estiveram juntos em campo.


20ª rodada - Internacional 1 x 2 Corinthians

Alecsandro cabeceia no meio de dois zagueiros aproveitando o cruzamento de Juliano da intermediária.


21ª rodada - Corinthians 3 x 3 Botafogo

1º gol – Reinaldo marca de cabeça depois de escanteio
2º gol – André Lima faz o polêmico gol de mão. Atacante simulou um peixinho. Cruzamento veio da direita.


22ª rodada - Barueri 2 x 2 Corinthians

1º gol – Flavinho de cabeça
2º gol – Val Baiano aparece nas costa da zaga e marca de cabeça


23ª rodada - Corinthians 2 x 1 Santos

Eli Sabiá aproveita cobrança de falta na ponta esquerda e faz um leve desvio de cabeça. A bola bate em Chicão antes de entrar.


24ª rodada - Coritiba 1 x 1 Corinthians

Nas costas da defesa, Jaílton usa a cabeça para fazer o gol do Coritiba na partida.

Corinthians empata com Coritiba

Após férias forçadas, o Corinthians voltou a campo diante do Coritiba, no Paraná, e conseguiu trazer 1 ponto de Curitiba após o empate de 1 a 1 com o Coxa fechando a 24 rodada do Brasileirão.
Os gols saíram com Jaílton, aos 27 minutos do primeiro tempo e Dentinho, aos 5 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o Timão se manteve em sexto lugar na tabela e agora enfrentará o Goías, no próximo domingo, às 18h30. A novidade para esta partida poderá ser a volta do fenômeno Ronaldo - agora lipoaspirado- e, talvez, a estréia de Defederico.

Ficha Técnica

Coritiba: Edson Bastos; Rodrigo Heffner (Márcio Gabriel), Cleiton, Dirceu e Renatinho; Leandro Donizete, Jaílton (Bruno Batata), Pedro Ken e Marcelinho Paraíba; Thiago Gentil (Carlinhos Paraíba) e Ariel.Téc. Ney Franco

Corinthians:Felipe; Balbuena, Chicão, Paulo André e Diego; Marcelo Mattos, Elias, Jucilei (Moradei) e Marcelo Oliveira (Bill); Dentinho e Souza (Alessandro).Téc. Mano Menezes

Gols: Jaílton, aos 27 minutos do primeiro tempo; Dentinho, aos 5 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Cleiton, Renatinho, Marcelinho Paraíba, Jaílton (CTA); Jucilei, Paulo André (COR).

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CBF desmente notas da coluna Painel da Folha de S.Paulo



Notas foram publicadas na edição desta quinta-feira
(CBF.com.br) 10/09/2009 18h17

Segue a nota

CBF

Não são verdadeiras as notas publicadas na coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, na edição desta quinta-feira, dia 10 de setembro, que a seguir serão reproduzidas.
Pessoal. Gente com bom trânsito com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, diz que pesa no boicote da Fifa ao Morumbi a rusga do cartola com a diretoria do São Paulo.
Nariz torcido. Por esse motivo, contam pessoas próximas ao presidente da CBF, ele anda desgostoso com o apoio do ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, ao criticado projeto do Morumbi.
Em referência à nota com o título Pessoal, o presidente Ricardo Teixeira ratifica que mantém excelentes relações com o presidente Juvenal Juvêncio, a quem considera um dirigente cuja qualidade da administração à frente do São Paulo é inquestionável, haja vista o desempenho técnico do clube paulista colecionando títulos os mais expressivos.
Quanto à nota com o título Nariz torcido, o presidente Ricardo Teixeira enfatiza que, ao contrário do que a nota infantilmente especula, não só não anda desgostoso com o ministro Orlando Silva como o considera um parceiro incansável na defesa dos interesses maiores do futebol brasileiro, além de ser um aliado importante e de primeira hora da CBF no projeto da Copa do Mundo de 2014, participando intensamente de todo o processo relativo à candidatura do Brasil que acabou premiada com a chancela da FIFA.
O presidente da CBF e do COL não se envolve na formulação ou apreciação dos projetos técnicos referentes aos estádios apresentados pelas cidades por ser, como próprio nome define, projeto técnico, a encargo dos técnicos das áreas específicas. A FIFA e o COL possuem um corpo técnico altamente experiente e especializado na apreciação dos projetos de estádios.
Para terminar, a CBF manifesta a estranheza pelo fato de que um jornal com a respeitabilidade da Folha de S.Paulo, tão zeloso na publicação de suas matérias, sempre obedecendo à norma de ouvir os dois lados da questão, não tenha contatado a entidade. .
Ao contrário, há de se lamentar a tentativa de estabelecer intrigas, através de artifícios primários e infantis

[Opinião] - Ainda acho que tem gente graúda fazendo campanha contrária ao Morumbi. Me respodam se o MAracanã tem um entorno perfeito e estacionamento? Me respondam se o Mineirão tem um bom entorno também e estacionamento? Qual estádio no Brasil possui no mínimo estes dois ítens? Acredito piamente que alguém está fazendo de tudo para o Morumbi ficar fora da Copa e abrir espaço para a construção de um novo estádio na Capital.

Corinthians contrata Edno. O jogador diz que ainda não.



O Corinthians dá como certa a contratação do meia Edno (Portuguesa) mas, o jogador, em entrevista à rádio Globo demente, e doz que ainda não assinou nada, não foi avisado por ninguém e muito menos sabe sobre o acordo feito entre Corinthians e Portuguesa.


Durante a tarde de hoje, vários veículos anunciaram a contratação do meia que viria por empréstimo até o fim da LIbertadores do ano que vem. O Timão pagaria os salários e, a Portuguesa, numa possível venda do atleta para o exterior, ficaria com 60% da negociação. A informação sobre o acordo foi confirmada pelo vice do Corinthians, Mário Gobbi, também em entrevista à rádio Globo.


Afinal, Edno é ou não do Corinthians?

domingo, 13 de setembro de 2009

Rodada boa para o Tricolor

Faltando apenas quatro jogos para o encerramento da 24a rodada do Campeonato Brasileiro, quem comemora é o São Paulo. Com a vitória de sábado sobre o Avaí por 2 a 0 no Morumbi e as derrotas de Palmeiras e Internacional (ambos foram batidos com 3 a 2 por Vitória e Cruzeiro, respectivamente), o Tricolor encostou de vez na ponta da tabela. Tem 43 pontos - mesmo número do Colorado, que é melhor nos critérios de desempate - contra 44 do Verdão.

O Palmeiras perdeu jogando bem contra o Vitória. O jogo foi equilibrado. Mais uma vez o goleiro Marcos salvou o Verdão nas várias bolas perigosas arriscadas pelo veterano Ramon. Pelo lado paulista, destaque para Souza, Cleiton Xavier, Vagner Love e Robert, que entrou no lugar de Obina logo no começo do jogo - saiu machucado - e fez os dois gols do alviverde, ambos de cabeça. Os gols do Vitória foram marcados por Uelliton, Neto Berola e Derlei.

A derrota do Inter, no Beira Rio, beneficiou os dois paulistas. Os gaúchos saíram na frente com Alecsandro. O Cruzeiro virou com dois gols de Gilberto. Andrezinho empatou de falta, mas Thiago Ribeiro selou a vitória mineira (e paulista) em Porto Alegre.

Na quarta-feira o Corinthians completa a rodada enfrentando o Coritiba no Couto Pereira. Se vencer fica a apenas cinco pontos do líder Palmeiras.

Gol do Vitória

Quando o Palmeiras parecia mais "senhor" do jogo em Salvador, o Vitória, com Neto Berola, faz o segundo gol aos 25 minutos do segundo tempo.

O contra-ataque começou quando Vagner Love perdeu uma bola fácil no campo de ataque. Muricy ficou irritadíssimo com o atacante.

Palmeiras se segura em Salvador

Apesar de passar por apuros no Barradão - aos 15 do segundo tempo, o time empata com o Vitória em 1 a 1 -, o Palmeiras vai ampliando a vantagem na liderança do Brasileirão. O Cruzeiro acaba de virar o jogo contra o Internacional no Beira Rio e o Verdão, se forem mantidos esses placares, continua na ponta da tabela, com dois pontos de vantagem para Inter e São Paulo.

O Palmeiras assusta os baianos nos contra-ataques puxados por Cleiton Xavier e Vagner Love, mas o Vitória continua muito perigoso com Ramon e o garoto Uelliton.

sábado, 12 de setembro de 2009

São Paulo vence Avaí e encosta no líder

Foto:VIPComm

Com gols de Dagoberto, aos 35 segundos, e Hugo, aos 39 - ambos na segunda etapa - o São Paulo derrotou por 2 a 0 o Avaí e segue perseguindo Palmeiras e Inter em busca do tetracampeonato brasileiro. Dagoberto, aliás, foi o melhor jogador da partida marcando seu gol e dando passe milimétrico para Hugo fazer de cabeça.
O resultado mantém os comandados de Ricardo Gomes em terceiro lugar na competição agora com 43 pontos, um atrás do líder Palmeiras, e empatado na pontuação com Internacional. Resta agora os tricolores torcerem contra os rivais que jogarão neste domingo. O palmeiras vai à Bahia e pega o Vitória. Já o Inter recebe o Cruzeiro no Beira Rio.


Ficha Técnica:
São Paulo :Rogério Ceni, Miranda, Renato Silva e Rodrigo; Jean, Arouca, Jorge Wagner, Marlos (Hugo) e Junior Cesar; Borges (Washington) e Dagoberto (Zé Luís). Téc: Ricardo Gomes.
Avaí: Eduardo Martini, Rafael, Emerson e Augusto; Luis Ricardo (Fabinho Capixaba), Léo Gago (Roberto), Ferdinando, Marquinhos e Eltinho; Muriqui e Leonardo (Caio). Téc: Silas.
Gols: Dagoberto, aos 35 segundos, e Hugo, aos 39 minutos do segundo tempo

Público: 29.496. Renda: R$ 727.097,50

São Paulo pega Avaí nesta tarde


De olho na ponta da competição, o São Paulo enfrenta o Avaí na terde deste sábado, às 18h30, no Morumbi, e precisa vencer para não deixar o líder Palmeiras desgarrar. A novidade no Tricolor é a volta de Borges no time titular. Washington não fez boas partidas e perdeu a vaga para o companheiro.
A dúvida para o jogo de hoje está no setor de meio campo. Com Richarlyson, suspenso, Arouca deve ficar com a responsabilidade de marcar, ajudado por Jorge Wagner. Marlos pode ganhar nova chande de começar a partida e ser o responsável pela criação das jogadas para Dagoberto e Borges.
André Dias, suspenso, não joga. Miranda, que estava na seleção brasileira, retorna. Renato Silva e Rodrigo completam a defesa.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Edno vem hoje. Será??

Quem conhece a fama dos atrasados dirigentes da Portuguesa sabe que enquanto o contrato não estiver assinado, não convém acreditar nas manchetes de jornais. Hoje quase todos dão como certo o anúncio do meia Edno pelo Corinthians nesta sexta-feira. Mas quem não se lembra do caso Dener?

No auge de sua carreira, o habilidoso atacante havia acertado tudo com o time do Parque São Jorge, mas, na última hora, os lusos "inventaram" uma reunião do COF (Conselho de Orientação Fiscal) à noite e, em meio a gargalhadas, vangloriavam-se de terem conseguido barrar a ida do craque para o rival.


Segundo as notícias de hoje, Edno teria 50% dos direitos federativos adquiridos pelo Timão. Uma cláusula obrigaria o Corinthians a vender Edno se aparecer uma proposta do Exterior. Caso não concorde com a eventual venda, o alvinegro terá que comprar a outra metade do passe.


Com 26 anos, Edno estaria chegando ao Corinthians para ser uma opção no meio de campo, mas também pode atuar como lateral-esquerdo, posição na qual o Timão ainda não encontrou um substituto para André Santos. O jogador foi revelado pelo Avaí e passou por PSV-HOL, Wisla Cracóvia-POL, Cruzeiro, Figueirense, Novo Hamburgo, Noroeste e Atlético-PR.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Tricolor terá paddock no GP Brasil de F1

O São Paulo estará presente em Interlagos no dia do GP Brasil, em 18 de outubro. O clube anunciou uma parceria para o lançamento de um setor exclusivo na corrida: o Paddock Tricolor. O pai de Felipe Massa, Titônio, e irmão, Eduardo Massa, participaram do lançamento no CT da Barra Funda e ganharam camisas personalizadas do time.

O espaço, com capacidade para 1.200 pessoas, terá ingressos à venda com o preço de R$ 1.470,00 (com opção de parcelamento em até três vezes). A entrada dará direito ao torcedor de acompanhar os treinos livres e a corrida, além do jogo entre São Paulo e Atlético-MG, no sábado (dia 17), no Morumbi. Cada pessoa receberá um kit com camisetas para uso no espaço tricolor e boné, além do passaporte para o evento. Os organizadores do GP Brasil revelaram que outros clubes tentaram firmar a parceria, mas que o projeto são-paulino foi o mais atraente. A meta tricolor é levar a marca do time para outro esporte bastante acompanhado no Brasil.

"O São Paulo não vai lucrar financeiramente com esta ação. O valor arrecadado com os ingressos será usado para bancar os custos do evento. O nosso objetivo é levar a marca do clube a outro segmento e juntar futebol e Fórmula 1", explicou Adalberto Baptista, diretor de marketing do São Paulo.

As vendas para um lugar no evento começam nesta sexta-feira na loja Sao Store da Oscar Freire, na Megaloja Reebok, localizada no estádio do Morumbi. Vendas também serão feitas pelo telefone (11) 5088-0993 em dias úteis das 9h às 19h, e aos sábados das 10h às 16h. Também estarão disponíveis pacotes para torcedores de outros estados, com hospedagem pelo valor de R$ 2.570,00, vendidas pela Passaporte FC, agência de viagens licenciada do clube paulista.

Gladiador não consegue esquecer Verdão

O atacante cruzeirense Kléber não consegue esquecer a passagem de sucesso pelo Palmeiras. O Gladiador dificilmente passa um dia sem declarar aos quatro cantos seu amor pelo alviverde. Segundo o colunista do Diário Lance! Benjamim Back, Kléber e seu empresário estariam providenciando a dupla cidadania para o atleta (descendente de italianos). O plano A seria uma transferência para a Europa na próxima janela de transferências (notícia confirmada pelo empresário Pepinho).

Mas o que está próximo mesmo de acontecer é o plano B. A Traffic - ainda de acordo com Benjamim -, empresa parceira do Verdão, estaria prestes a fechar acordo parecido com o Cruzeiro, dono dos direitos federativos de Kléber. O jogo de suposições aponta para o seguinte: como Kléber não esconde que quer voltar ao Palestra Itália; como o Cruzeiro parece não brigar mais por vaga na Libertadores; como a Traffic pode ser parceira dos dois times: os palmeirenses podem começar a sonhar com a dupla Vagner Love e Kléber na Libertadores do ano que vem!!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

São Paulo convida Valcke para conhecer Morumbi

Após ter o Morumbi criticado pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, o São Paulo alega que o estádio tem plenas condições de receber qualquer evento ligado à Copa do Mundo de 2014, inclusive o jogo de abertura. Como o Maracanã deve receber a final, os paulistas disputam com Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte o desejo de inaugurar o evento.

O São Paulo admite que havia pendências no projeto inicial do Morumbi, mas argumenta que todas as alterações sugeridas no segundo seminário das cidades-sede, realizado em 21 de agosto, no Rio de Janeiro, foram enviadas à Fifa na última sexta-feira. No comunicado, a diretoria do clube diz acreditar que Jérôme não teve tempo de se informar das mudanças no planejamento e "coloca-se, inclusive, à disposição para que o Sr. Jérôme Valcke venha, assim que entender conveniente, visitar a Cidade de São Paulo para conhecer in loco as instalações do Estádio do Morumbi, a área do seu entorno e tudo mais relacionado ao Projeto da Cidade de São Paulo para a Copa do Mundo de 2014".

Em evento em Joanesburgo, na África do Sul, o secretário-geral da Fifa criticou a estrutura dos estádios brasileiros para a Copa do Mundo de 2014, principalmente o Morumbi. Segundo Valcke, a casa do São Paulo não tem condições de abrigar nem o jogo de abertura do Mundial e muito menos os jogos decisivos da competição, como semifinal, final ou a disputa do 3º lugar. A solução seria a construção de um novo estádio.

A principal reclamação do secretário geral é com relação ao espaço externo do Morumbi, já que o local não possui estacionamento e tem poucas rotas. Outro item deficiente seria a falta de área suficiente para receber um centro de imprensa, área de estacionamento para caminhões de transmissão de TV e área para patrocinadores receberem VIPs.

Na nota oficial, o São Paulo afirma que o novo projeto corrigiu todas essas deficiências, com utilização da área social do clube e seu entorno. O São Paulo ainda reitera sua disposição em atender todas as novas exigências que vierem a ser formuladas pela Fifa.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Sãopaulino e palmeirenses na Seleção

Foi o auxiliar técnico do São Paulo, Milton Cruz, quem deu a notícia para o zagueiro André Dias: o zagueiro estava convocado para a Seleção Brasileira. A reação do jogador? "Não sabia se chorava, se sorria, não sabia como reagir. Fiquei muito feliz, abracei minha esposa, meu filho e agradeci muito a Deus", revelou o defensor.

Com o companheiro de Morumbi Miranda à sua espera, o jogador viaja nesta terça-feira, assim como o atleticano Diego Tardelli e os palmeirenses Cleiton Xavier e Diego Souza, para se unir ao grupo que enfrenta o Chile nesta quarta-feira, em Salvador, pelas eliminatórias da Copa do Mundo da África do Sul. "É a realização de um sonho, acho que o maior feito da minha carreira. Sempre tive esse objetivo e mantive o sonho vivo. Sempre disse nas entrevistas que a seleção brasileira era uma das minhas metas. Sinto uma alegria muito grande."

Verdão - Apesar da badalação em torno do nome de Vagner Love, o técnico Dunga convocou outros dois atletas do Palmeiras para reforçar a Seleção na partida desta quarta-feira, contra o Chile, pelas eliminatórias da Copa do Mundo da África do Sul, em Salvador: Diego Souza e Cleiton Xavier.

Supresos, os jogadores não esconderam a felicidade por terem sido lembrados pelo treinador, que não contará com Lúcio, Ramires, Luis Fabiano e Kaká - suspensos - além de Robinho, contundido. "Fiquei emocionado quando recebi o telefonema de que estava convocado. Confesso que estava ansioso para que esse dia chegasse, pois sabia do meu potencial e do quanto eu estava me esforçando para isso acontecer", comemorou Diego Souza.

Cleiton Xavier agradeceu a diretoria do Verdão pelo esforço para mantê-lo no clube. "Tem coisas que são inesquecíveis na vida, e essa convocação certamente estará marcada para sempre comigo. Nem sei se vou jogar, mas isso é o de menos. O fato de ter sido lembrado já é algo especial, ainda mais em se tratando de um jogo de eliminatórias. Gostaria muito de agradecer a diretoria, que se esforçou para me manter nesta temporada, e aos meus companheiros, pois sem eles não chegaria a um lugar tão alto", disse.

Diego Souza e Cleiton Xavier são os primeiros atletas do Palmeiras a serem chamados para a seleção desde Henrique, convocado por Dunga em 2008.

O Edno é tudo isso??


O menos avisado pode achar que o leilão que a Portuguesa faz pelo meio-campista Edno se refere a um jogador incontestável, dono da camisa titular da Seleção Brasileira e com mercado fácil no Exterior...

Mas não. Edno pediu para deixar a Lusa após o episódio da invasão dos vestiários do Canindé por conselheiros armados, há duas semanas e virou "ouro" nos bastidores das negociações entre os clubes. Os dirigentes da Portuguesa não escondem que liberam o meia para "quem pagar mais".

Nomes de supostos interessados não faltam: além de vários estrangeiros, os principais clubes nacionais já teriam sondado o clube da Capital para tentar a contratação. O mais recente capítulo da novela aconteceu hoje. Surgiu a notícia de que a Portuguesa espera negociá-lo com algum time de fora do país até a quinta-feira. Se nada for fechado até lá, Edno rumaria para o Parque São Jorge.

A pergunta que fica é: será que o glorioso Edno vale tanto esforço??

Quero a Argentina na Copa da África

Como quase todo brasileiro, gostei de ganhar da Argentina, lá, por 3 a 1, ainda mais depois das declarações de Tevez e da tentativa de Maradona de criar um clima de guerra. Mas a verdade é que não quero os hermanos fora do próximo mundial, conclusão que cheguei depois de refletir neste feriado de 7 de setembro que deixou uma segunda com cara de domingo.

Sem a seleção (até o momento) de Messi na próxima Copa, a competição perde grande parte do sabor. O Brasil pode trazer o Hexa, será sensacional, mas fica mais gostoso e legítimo quando o título vem depois de superarmos grande seleções, como Alemanha e Itália, só pra citar outras.

E tem mais: tão gostoso quanto ganhar dos argentinos é secá-los e vê-los jogar. Independente da fase ruim, eles sabem tratar bem a bola e têm uma raça invejável, característica que voltou a aparecer no jogo da seleção brasileira com Dunga.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Quatro campeões de 2005 em Rosário

O jogão de amanhã entre Argentina e Brasil, pelas Eliminatórias da Copa de 2010, terá um detalhe curioso para os corinthianos. Nada menos que quatro atletas que faziam parte do elenco alvinegro que ergueu a taça do Brasileirão de 2005 estarão em Rosário. Três deles como tilulares: o zagueiro Sebá (ele mesmo, acreditem!!), o volante Mascherano e o atacante Tevez começam jogando pelo time de Maradona.

No lado brasileiro, o atacante Nilmar - que infernizou as defesas há quatro anos ao lado de Carlitos - esquenta o banco ao lado de Dunga.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Hernanes ou Pierre: Quem fará mais falta?


São Paulo e Palmeiras tiveram péssimas notícias durante esta semana. Hernanes e Pierre, jogadores importantíssimos para suas equipes, sentiram lesão e ficarão afastados durante um bom tempo. O caso de Pierre foi mais sério, o volante rompeu os ligamentos do tornozelo e não deve jogar mais o Brasileirão. Já Hernanes, deve retornas entre três ou quatro semanas.



Os dois são unanimidade em suas posições e, provavelmente, são os melhores volantes do futebol brasileiro. Claro que cada um tem características próprias, e peças difíceis de serem substituídas. Hernanes talvez seja um dos jogadores mais completos do futebol mundial na atualidade. O volante são paulino marca, desarma, arma jogadas, chega ao gol e chuta tanto de direita como de esquerda. Pierre tem poder de marcação e desarme fantásticos. Diante deste cenário, quem fará mais falta: Pierre ou Hernanes?


Vale lembrar que o Palmeiras tem a melhor defesa do campeonato com 19 gols sofridos. O São Paulo fica em segundo com 22 gols. Importante dizer que, mesmo não sendo zagueiros, Hernanes e Pierre são os responsáveis pelo primeiro combate, ajudando e muito, os zagueiros.


A discussão é livre e está aberta. Quem fará mais falta?

Ficar calado é punir o torcedor

Chicão, depois de marcar o gol que concretizou a vitória corintiana por 2 a 1, de virada, sobre o Santos, ontem, no Pacaembu, em partida válida pela 23ª rodada do Brasileiro, deixou o campo sem dar entrevistas. O jogador parece estar chateado pois foram publicadas matérias indicando que ele e o goleiro Felipe estariam fazendo corpo mole para conseguirem aumento de salário.

Quem perde com essa situação, que está longe de ser inédita no mundo do futebol, é o torcedor. A imprensa é responsável por “somente” intermediar a relação entre fonte e público, apesar de novas ferramentas sociais , como o Twitter, já estarem mudando consideravelmente essa organização.

O torcedor corintiano, com certeza, gostaria de ouvir Chicão, autor de um gol importantíssimo para a continuação do Brasileirão. Para não ficar no 0 a 0, a Fiel ouviu Felipe, o outro envolvido na polêmica, que desabafou antes e depois do clássico, com todo o direito.

Tempo para treinar

Com a vitória sobre o Santos, o Corinthians, que ainda espera o retorno de Edu e Ronaldo, além das estréias de Marcelo Mattos e Defederico, colou no G4 com 36 pontos. O São Paulo, o quarto, tem 37 com uma partida a menos.
O próximo jogo do alvinegro é contra o Coritiba, no Pacaembu, no próximo dia 16.
O elenco e a comissão técnica aproveitam a folga e viajam para Itu na próxima semana.

Ronaldo teria recusado propostas de clubes ingleses

Nada parece abalar o caso de amor entre Ronaldo e Corinthians. A sempre impiedosa janela de transferências para o mercado europeu tentou, mas não conseguiu demover o Fenômeno de seu sonho de disputar a Taça Libertadores pelo Timão e, consequentemente, voltar à Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010. Em um mês de agosto bastante movimentado, o craque recusou duas propostas oficiais de clubes da Inglaterra e, a cada dia, fica mais próximo de renovar seu contrato com a equipe paulista.

Os interessados eram times que vivem momentos diferentes no Campeonato Inglês e fora do quarteto de gigantes, formado por Manchester United, Arsenal, Liverpool e Chelsea. As ofertas vieram do Tottenham, atual segundo colocado com 100% de aproveitamento em quatro rodadas, e do Blackburn, 18° na tabela, com um empate e duas derrotas, sério candidato ao rebaixamento. Ambos interessados em contratá-lo para o início do próximo ano, meio da temporada europeia.

Os ingleses não foram os únicos a tentar tirar craque do Brasil. Uma das propostas mais tentadoras veio de um clube dos Estados Unidos. Algumas sondagens foram feitas pelo Roma, da Itália, e pelo Qatar SC, mesmo time do atacante Marcinho, ex-Flamengo e Altético-MG.

Ronaldo prontamente recusou todas, mesmo com os salários sendo muito superiores ao que recebe no Corinthians atualmente. Além de ter contrato com o Timão até o fim do ano, o Fenômeno não se anima com um retorno à Europa, principalmente por ser "o carro-chefe" do Timão na disputa da Libertadores em seu centenário e por não querer ficar longe da família. A esposa dele, Bia Antony, está grávida do segundo filho do casal.


Jogar no Velho Continente não está mais nos planos de Ronaldo, que completará 33 anos no próximo dia 22 de setembro. Apesar de não falar abertamente em aposentadoria, o Fenômeno comenta com amigos que pretende pendurar as chuteiras no fim de 2010, de preferência com mais um título mundial e vestindo a camisa do Corinthians.

Fabiano Farah, empresário responsável por gerenciar a carreira do pentacampeão, não quis confirmar as propostas inglesas, mas admitiu que a procura de clubes europeus por um atleta renomado é bastante comum e ressaltou que o craque está muito contente no Timão.

- É natural que surja algum interesse, mas o Ronaldo se sente muito realizado no Corinthians por tudo o que conquistou e por tudo o que representa. Ele tem uma verdadeira família no Corinthians e está muito feliz – disse o agente.


Corinthians e Farah, aliás, já começaram a alinhavar uma renovação de contrato. Ronaldo não pensa em ir embora e espera apenas o momento certo para sentar com os dirigentes alvinegros e fechar a prorrogação do vínculo. O Timão fala até em reajustar os salários dele com o aumento da venda de patrocínios no centenário. Atualmente, o jogador fica com 80% do valor arrecadado com a venda dos espaços nas mangas e calção, além dos vencimentos mensais.

- Apenas iniciamos um contato. É algo que vai acontecer naturalmente – completou Farah, que negocia, em nome do Timão, amistosos na Europa e Ásia para o ano que vem. Ronaldo, claro, é o chamariz.

O presidente Andrés Sanches também confia na permanência do jogador. Entretanto, lembra que só poderá falar oficialmente quando ele assinar o novo contrato.

- Nós queremos que ele fique e ele quer ficar. Isso é um grande caminho, mas só posso falar quando o contrato for assinado. Tudo que combinamos está sendo cumprido. Só não posso confirmar que ele continua no centenário – destacou o mandatário.

Timão vira sobre o Santos e enconsta no G4

Em um clássico tenso, agitado, em que as duas equipes lutavam para se aproximar do G-4, deu Corinthians sobre o Santos: 2 a 1, de virada, na partida que abriu a 23ª rodada do Brasileirão. A vitória foi um belo presente de aniversário para os corintianos. Na terça-feira, o Timão completou 99 anos e iniciou a contagem regressiva para o centenário. O capitão Chicão foi o nome da partida, marcando contra o gol do Santos (o juiz colocou tento de Fabão na súmula) e garantindo a virada, aos 43 minutos da etapa final. Com o resultado, o Timão sobe para o quinto lugar do Brasileirão, com 36 pontos. Já o Peixe segue estacionado no décimo lugar, com 32 pontos, e vê o sonho de disputar a competição continental em 2010 cada vez mais distante.

Os dois times ganham folga no próximo fim de semana. O Corinthians agora só voltará a jogar no dia 16, contra o Coritiba, no Couto Pereira. Já o Santos joga no dia 13, contra o Santo André, na Vila Belmiro.

O Corinthians trancou o Santos durante quase todo o primeiro tempo. A equipe praiana passou a maior parte do tempo dentro de seu campo, dando chutões para a frente, enquanto o Timão jogava em cima. A estratégia do Peixe era tentar surpreender o rival em contra-ataques, mas isso só deu certo uma vez, aos 12 minutos, quando Madson arrancou pela esquerda, passou para Kléber Pereira, que abriu para George Lucas cruzar. O próprio Kléber entrou na área para completar, mas chegou atrasado. Por centímetros.

No mais, só deu Corinthians. Com as movimentações de Elias, Dentinho e Jorge Henrique, o Timão encurralava o Peixe, que se defendia como podia. Aos 15, Elias arrancou em velocidade pela direita e cruzou rasteiro. Emerson tentou cortar e se enroscou com a bola, que sobraria para Souza se o goleiro Felipe não aparecesse na hora H para afastar o perigo.

O domínio corintiano era amplo. Os volantes Moradei e Boquita marcavam bem e apareciam para o jogo, tornando-se armadores. Era gente demais para os santistas marcarem. Emerson, ainda longe da forma física ideal, e Rodrigo Mancha corriam de um lado para o outro. Na armação, o Peixe tinha apenas Paulo Henrique Ganso, já que Róbson, perdido em campo, mal pegou na bola. Com isso, quando roubavam a bola, os zagueiros santistas davam chutões para a frente. A bola voltava a toda velocidade, em bons toques dos corintianos.

Aos 38, Elias superou a defesa santista mais uma vez e passou para Souza, que se atrapalhou para dominar e acabou travado por Ganso na hora de concluir a gol.
Se o primeiro tempo foi apenas morno, o clima esquentou na segunda etapa. Logo aos seis minutos, o Santos abriu o placar. Em cobrança de falta da esquerda, George Lucas jogou a bola para a área. Fabão desviou, Chicão chegou para cortar e acabou empurrando a bola para a rede. O gol foi dado para o zagueiro santista.

O gol mexeu com os nervos do Timão, que passou a errar muitos passes e a abusar dos chutões. No banco, o técnico Mano Menezes retratava esse nervosismo. Aos dez, Pará, que entrou no lugar de Emerson, fez falta dura em Jorge Henrique. O árbitro não marcou, e Mano começou a esbravejar. Acabou expulso.

A arbitragem seguia irritando os corintianos por parar muito o jogo no meio de campo. O Santos, com Neymar (o garoto entrou no intervalo, no lugar de Madson), passou a prender mais a bola no ataque, abrindo espaços. Aos 25, Mano mandou o recado pelo rádio, ordenando a entrada do atacante Bill e do lateral-esquerdo Marcelo Oliveira nos lugares de Souza, que mais uma vez foi vaiado, e Moradei. O objetivo era ganhar jogadas na área e fechar o lado esquerdo, já que Neymar caía pelo setor com perigo.

Com as mudanças, o Timão melhorou e foi para cima. Aos 31, após cruzamento da direita, Paulo André subiu livre e cabeceou firme. Felipe salvou. A pressão aumentou e se tornou insuportável para o Santos. Aos 33, após cruzamento para a área, Paulo André, de novo, cabeceou bem, a bola bateu na trave e sobrou para Bill empatar. O Peixe tentou retomar o controle da partida, mas o Timão foi mais eficiente e decidiu aos 43 minutos. Em jogada ensaiada, Elias cobrou falta sobre a área, e a bola foi escorada para o meio da área. A zaga santista parou, e Chicão, de cabeça, se redimiu do gol contra, garantindo a vitória do Timão. O apito final foi a senha para os corintianos se abraçarem no campo e nas arquibancadas, ao som de "Parabéns pra você".

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ele voltou!!!

Nesta sexta-feira, o São Paulo envia à FIFA um relatório com as soluções que o clube pretende aplicar para atender às exigências da entidade para a Copa do Mundo de 2014. “Nas últimas duas semanas fizemos grandes avanços para atender as exigências”, afirmou o vice-presidente de marketing Adalberto Baptista. Ele é o coordenador da comissão Morumbi 2014, que cuida das adequações do estádio do Morumbi, candidato a sede do jogo de abertura do Mundial.

Ele falou das novidades depois de saber que, através do “twitter”, o presidente do Cori (Conselho de Orientação) do Corinthians – Antonio Roque Citadini – escreveu três mensagens garantindo que o projeto Mundial 2014 está a caminho do fracasso. Citadini escreveu:

1) O SPFC vai jogar a toalha na reforma do Morumbi prá Copa. Sem grana, sem projeto, sem apoio. Ficou dificil para o tricolor. Ou sai ou vexame

2) E a prefeitura (Kassab, Feldman e Caio)? Que papelão! Entrou na lorota do SPFC e a Copa 2014 está na estaca zero

3) Dois grupos no SPFC: Um quer abandonar agora o projeto da Copa para evitar o vexame de ser vetado pela Fifa. Outro quer lutar um pouco mais

A reação de Adabalberto Baptista foi esta: “Nada do que ele diz, condiz com a realidade. Ele costumava ser um grande mentiroso e agora quer dar palpite na vida alheia”.

Volta do Fenômeno à Seleção estaria próxima

O sonho de Ronaldo em voltar à Seleção Brasileira está mais próximo. Enquanto o Fenômeno entra na reta final da recuperação pela cirurgia na mão esquerda e pela lipoaspiração na região da cintura, o técnico Dunga solicitou informações sobre a condição física do craque a alguns membros da cúpula do Corinthians.

Por enquanto, o assunto é tratado em sigilo absoluto pela comissão técnica da seleção. Dunga pensa em convocar o jogador para os dois últimos jogos das eliminatórias da Copa, contra a Bolívia, em 11 de outubro, em La Paz, e diante da Venezuela, dia 14 do mesmo mês, em casa. O que pesa contra Ronaldo é exatamente o longo período sem jogar. A seu favor, o Fenômeno tem a campanha da seleção brasileira nas eliminatórias. Dependendo de uma combinação de resultados, o Brasil poderá garantir a vaga na Copa da África do Sul nos jogos diante de Argentina e Chile.


Dunga nunca escondeu a admiração por Ronaldo, companheiro dele nos Mundiais de 1994 e 1998. No entanto, sempre deixou claro que o Fenômeno precisaria readquirir o velho poder ofensivo para ter uma outra oportunidade. Desta vez, com uma concorrência maior. Luis Fabiano vive ótimo momento como titular, enquanto Adriano segue prestigiado com o comandante.


Dunga não confirma, mas, nos bastidores, Ronaldo tinha grandes chances de ser chamado para o amistoso contra a Estônia, disputado em 12 de agosto, em Tallin. A lesão na mão esquerda, contudo, impediu a volta dele. Curiosamente, o chefe da delegação brasileira era justamente o presidente do Corinthians, Andrés Sanches.


O interesse do treinador já chegou aos ouvidos de Ronaldo, que sempre destacou o desejo de atuar em mais um mundial, principalmente para apagar o fiasco de 2006, na Alemanha. O Fenômeno, chamado de presidente pelos outros jogadores da seleção, vive em contato direto com os companheiros, principalmente Robinho.


A amigos, Ronaldo confidenciou que quer usar o segundo semestre de 2009 para se lapidar e entrar em grande forma na Libertadores, título sonhado pela torcida corintiana, ficando mais próximo da Copa.

Clássico alvinegro no Pacaembu

Corinthians e Santos se enfrentam hoje a noite, no Pacaembu, na abertura da 23a rodada do Brasileirão. É o primeiro encontro entre os dois finalistas do Paulistão no palco da decisão após o time da Capital levantar a taça. Antes, os alvinegros se enfrentaram pelo primeiro turno do Nacional, na Vila Belmiro, quando o Santos levou a melhor: 3 a 1 contra uma equipe repleta de reservas.

Hoje o Corinthians continua desfigurado em relação à equipe supercampeã do primeiro semestre, mas conta com importantes reforços: Mano Menezes poderá escalar o goleiro Felipe e o zagueiro Chicão (que estavam contundidos), o meia Jucilei e o atacante Dentinho (que estavam suspensos), e o meia Boquita, que retornou da Seleção Brasileira sub-20.

No entanto, Mano ainda sentirá as ausências dos titulares Alessandro, Willian, Marcelo Oliveira, Edu e Ronaldo. Tudo isso sem contar os novos contratados Marcelo Mattos e Defederico, que ainda não têm condições legais de jogo.

No Santos, o meia Paulo Henrique Ganso faz sua despedida antes de desfalcar o Peixe por sete rodadas - vai acompanhar a Seleção Brasileira sub-20 no Mundial do Egito. No time de Luxemburgo, o clássico é visto como uma decisão. O time vem de vitória sobre o Fluminense, por 2 a 0, domingo passado, na Vila Belmiro. Em caso de mais um triunfo, o Peixe vai a 35 pontos e, numa projeção bem otimista, pode saltar para o quinto lugar da tabela. Atualmente, é o décimo, com 32.

O Corinthians aparece mais bem colocado, em sétimo lugar, com 33 pontos, oito abaixo do líder Palmeiras. A equipe dirigida por Mano Menezes, aliás, poderia estar em uma melhor situação, mas empatou os dois últimos jogos, com Botafogo (3 a 3) e Barueri (2 a 2), perdendo ótima chance de diminuir a diferença.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Parabéns Timão!!

O Corinthians comemora hoje, dia 1 de setembro, 99 anos de existência. E abre oficialmente o cronograma de comemorações pelo centenário do clube, que acontece em 2010. O evento realizado no Parque São Jorge contou com a presença do presidente Andrés Sanches, de cerca de 100 torcedores e de outros representantes do clube. Dois relógios com a contagem regressiva para 1º de setembro de 2010 foram inaugurados na sede social e poderão ser visitados por associados e outros alvinegros. Mais eventos serão realizados nos próximos meses, dependendo do dinheiro arrecadado com patrocinadores.

"É um dia especial para os corintianos. Poucos clubes chegam aos 99 anos com o sucesso que temos", disse Sanches. Uma das novidades será a criação de um logotipo especial para o centenário, que poderá até ser usado pelo time em algumas partidas. Os torcedores enviarão suas criações para o site oficial do clube. O anúncio será feito no dia 28 de setembro, durante o tradicional jantar para associados. "Estamos iniciando hoje (terça-feira) o concurso. A eleição será no site. Algumas marcas serão colocadas no site e abriremos votação pela torcida", explicou o presidente da Comissão do Centenário, Duílio Monteiro Alves.


Curiosamente, a logomarca foi o primeiro problema enfrentado pela comissão e pelo departamento de marketing. O clube havia encomendado a obra para o artista plástico Romerto Britto, mas, segundo informações, ele teria cobrado uma participação comercial, o que acabou sendo vetado pela diretoria. A comissão projeta ainda para outubro a realização de um grande evento, provavelmente um show, para todos os torcedores, no Parque São Jorge. O Timão tenta ainda encontrar clubes do exterior para realizar amistosos.


Cronograma:


Setembro 2009
Dia 3 – Livro “Todo-Poderoso Timão em Quadrinhos”, de Ziraldo
Dia 5 – Festa para todas as modalidades do clube
Dia 28 – Jantar oficial dos 99 anos e anúncio do vencedor do concurso do logotipo do centenário


Outubro 2009
A definir – Grande evento no Parque São Jorge


Dezembro 2009
A definir – Lançamento do livro “100 anos de Paixão” A definir – Exposição de artistas plásticos retratando figuras históricas do Corinthians


Fevereiro 2010

25 a 28 – Navio do centenário.