domingo, 1 de novembro de 2009

Palmeiras empata com Corinthians na raça e mantém liderança do Brasileirão

Palmeiras e Corinthians fizeram um clássico emocionante na tarde de hoje, no estádio Eduardo José Farah, o Prudentão, na cidade de Presidente Prudente , no interior de São Paulo.

E o jogo começou antes da bola rolar. Como era o mandante da partida, o time alviverde abriu mão do uniforme número um para jogar de camisa branca, o que fez o rival alvinegro vestir o uniforme dois, preto e mais quente. Tudo isso justificado pelo forte calor que fazia na cidade que recebeu a partida. Teoricamente, o Corinthians se desgastaria mais.

O calor, no entanto, não influenciou apenas nas cores que vestiram as equipes, mas também no ritmo de jogo apresentado por elas. Corintianos e Palmeirenses preferiram cadenciar o jogo quando tinham a posse de bola, o que diminuía a possibilidade de erros no passe, mas aumentava a chance de sucesso da marcação forte.

A primeira boa chance foi do Palmeiras, que roubou a bola quando os corintianos saiam para o ataque. Porém a rara oportunidade foi desperdiçada por Figueroa, que sozinho na frente de Felipe decidiu tocar para o meio da área. A zaga alvinegra tirou.

O Corinthians, hoje acordado, tinha movimentação no ataque, e Ronaldo saindo da área para servir os companheiros, o que fazia a zaga palmeirense se mexer. Em uma dessa movimentações, Defederico, que entrou como titular substituindo Dentinho, apareceu de armador e com um lindo passe serviu Jorge Henrique. O atacante limpou Marcos, que cometeu o pênalti e foi expulso. Bruno entrou no lugar de Obina, mas não conseguiu evitar o gol de Ronaldo aos 37 minutos. 1 a 0.

Logo depois do gol, o Palmeiras foi para cima do Timão e deixou espaços para o contra-ataque. Em um desses lances, Jorge Henrique dominou em velocidade e só foi parado com uma entrada duríssima de Danilo. Os corintianos queriam a expulsão do zagueiro, mas o árbitro Heber Roberto Lopes puniu o jogador somente com o amarelo.

Como a derrota significava perder a liderança do campeonato, o técnico Muricy Ramalho colocou o atacante Marquinhos no lugar de Marcão na volata para o segundo tempo. E logo aos seis minutos a substituição deu resultado. Marquinhos sofreu falta pela ponta esquerda, Figueroa cobrou e Danilo, de cabeça, empatou a partida.

Logo depois de sofrer o empate, Mano Menezes tirou Balbuena para a entrada de Dentinho. Com a mudança, Jorge Henrique ocupou a lateral esquerda.

Com um jogador a menos, o Verdão esperava o Corinthians no campo de defesa na esperança de aproveitar um erro. O Timão tocava a bola buscando uma brecha no congestionamento verde. E Defederico encontrou aos 20 minutos. Em lance parecido com o primeiro gol, o argentino enfiou bola rasteira para Ronaldo, no meio da zaga. O Fenômeno deu uma finta de corpo em Bruno e só tocou para as redes. 2 a 1.

Depois de tomar a dianteira do placar novamente, o Corinthians valorizou a posse de bola. O Palmeiras, na raça, tentava agredir o rival e claramente criar oportunidades para levantar a bola na área corintiana. E mais uma oportunidade apareceu. Diego Souza sofreu falta de Edu. Figueroa bateu novamente, mas desta vez Maurício cabeceou para as redes de Felipe. 2 a 2 aos 39 do segundo tempo.

Insatisfeito com o empate, afinal desde o primeiro tempo tinha uma homem a mais, o Corinthians partiu pra cima do Palmeiras. Souza, que entrou no lugar de Jorge Henrique, recebeu a bola de uma cobrança de lateral na ponta direita, girou driblando o zagueiro e tocou para Dentinho. O atacante, na pequena área, sozinho, cabeceou, mas a bola foi alta, passou tirando tinta do travessão de Bruno.

Mesmo com o susto, o Palmeiras conseguiu segurar o empate em 2 a 2, e a liderança do Campeonato Brasileiro nos índices técnicos, já que está empatado em pontos (58) e vitórias (16) com o São Paulo, mas tem maior saldo de gols:15 contra 12 do Tricolor.

De quebra, o Verdão manteve o tabu de três anos sem derrotas para o Corinthians, que com o resultado de hoje ficou na 10ª colocação com 46 pontos.

Na próxima rodada, o Palmeiras enfrenta o Fluminense fora de casa, e o Corinthians recebe o Santo André.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS x CORINTHIANS
Local: Eduardo José Farah, em Presidente Prudente (SP)
Data: 1º de novembro de 2009, domingo
Horário: 16 horas (Brasília)
Renda: R$ 740.200,00
Público: 18.752 pagantes

Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Vicente Romano Neto (SP)

Cartões amarelos: Ortigoza, Vagner Love, Danilo, Jumar e Diego Souza (Palmeiras); Elias e Chicão (Corinthians)

Cartões vermelhos: Marcos (Palmeiras)

Gols: PALMEIRAS: Danilo, aos seis, Maurício, aos 39 minutos do segundo tempo
CORINTHIANS: Ronaldo, aos 37 minutos do primeiro tempo e aos 20 minutos do segundo tempo.

PALMEIRAS: Marcos; Maurício, Danilo e Marcão (Marquinhos); Figueroa, Jumar, Souza (Ortigoza), Diego Souza e Armero; Obina (Bruno) e Vagner Love
Técnico: Muricy Ramalho

CORINTHIANS: Felipe; Jucilei, Chicão, William e Balbuena (Dentinho); Boquita, Elias, Edu e Defederico (Edno); Jorge Henrique (Souza) e Ronaldo
Técnico: Mano Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário