Se alguém viu apenas os primeiros vinte minutos de Goiás e São Paulo, jogo válido pela 37º rodada do Campeonato Brasileiro, irá se surpreender com o placar final.
O Tricolor, até o vigésimo primeiro minuto do primeiro tempo, impôs seu jogo sobre o dono da casa, tocando bola pelas beiradas, com o meio campo bem posicionado e Jorge Wagner e Hernanes chegando como opções para o pivô Washington, que inaugurou o placar aos 16 minutos, dando a falsa impressão de que o clube paulista teria uma tarde de domingo tranquila.
Logo depois de tomar a dianteira do placar, o São Paulo permitiu o empate do Goiás, com Vitor, que gingou na frente de Junior César e acertou o ângulo de Rogério Ceni. Com a igualdade, o Tricolor sumiu na partida, o esmeraldino apertou a marcação, cresceu e pressionou. Nervosos, os jogadores são-paulinos não conseguiam manter a posse de bola.
Senhor da partida, o Goiás virou o jogo com Rithelly. Vindo de trás, em velocidade, o jogador pegou de surpresa o sistema defensivo do São Paulo, saiu na cara de Rogério e só tocou no canto. 2 a 1 aos 38 do primeiro tempo.
Na etapa complementar, o São Paulo não tinha outra opção senão partir com tudo para cima do Goíás, pois além de estar atrás no placar, o Flamengo vencia o Corinthians em Campinas e tomava a liderança. E assim fez o Tricolor, se atirou para cima do esmeraldino e teve um início de primeiro tempo melhor.
A iniciativa, porém, não foi suficiente para criar um chance clara de gol para o São Paulo e, como consequência da concentração na frente, o Goiás tinha o contra-ataque, o que acabou sendo fatal.
Vitor, o nome do jogo, que deitou e rolou com o espaço na ala esquerda, aproveitou um contra-golpe, dominou em velocidade e cruzou na segunda trave. Fernandão testou com força no ângulo de Rogério Ceni. A defesa, que voltava em desvantagem, nada pôde fazer. 3 a 1 aos 21 minutos.
Quando muitos davam o jogo como definido, o São Paulo justificou seu apelido de Jason e diminuiu o marcador quatro minutos depois. Rafael Tolói cochilou, Hugo roubou a bola e deu belo passe para Washington. O atacante teve calma para limpar Harley e tocar para o fundo das redes. 3 a 2, e o São Paulo respirava.
O que a torcida Tricolor não contava era que o Goiás voltaria a ter dois gols de vantagem na sequência. Dois minutos depois de Washington diminuir, Leo Lima recebeu a bola, puxou para o meio e de fora da área chutou forte, no canto esquerdo de Ceni. 4 a 2.
O técnico Ricardo Gomes ainda tentou dar novo gás para o São Paulo colocando Henrique, Oscar e Marlos nas vagas de Arouca, Jorge Wagner e Rodrigo, respectivamente, mas não adiantou. O Tricolor, com as vitórias de Flamengo, Palmeiras e Internacional acabou caindo para a quarta posição na tabela.
O Goiás jogou muito bem e mereceu a vitória. Mostrou maior repertório de jogadas, velocidade e soube aproveitar o nervosismo do São Paulo.
O Tricolor não teve competência para sair a marcação do Goiás, Jorge Wagner e Hernanes, que poderiam encostar em Washington e oferecer perigo, estiveram apagados na maior parte do jogo. Junior César deu muito espaço para Vitor, o destaque da partida. Além disso, não é de hoje que o Tricolor tem bobeado com chutes de fora da área. Falta diminuir o espaço do jogador adversário.
O último compromisso são-paulino no Brasileiro é no próximo domingo, às 17h, contra o Sport no Morumbi.
O São Paulo ainda pode ser campeão, mas tem que no mínimo vencer o Sport por 3 a 0 e torcer para Flamengo, Palmeiras e Internacional empatarem seus confrontos. Dessa forma, a taça do Brasileirão fica no Morumbi, pois São Paulo e Flamengo empatam em números de pontos e vitórias, mas o paulistas ficam com melhor saldo de gols.
FICHA TÉCNICA
GOIÁS 4 X 2 SÃO PAULO
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 29 de novembro de 2009, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Carlos Berkenbrock (Fifa-SC)
Cartões amarelos: Fernando, Rithelly, Douglas, Iarley, Júlio César (Goiás). Hugo (São Paulo)
GOLS: GOIÁS: Vítor, aos 21, e Rithelly, aos 38 minutos do primeiro tempo. Fernandão, aos 21, e Léo Lima, aos 27 minutos do segundo tempo
SÃO PAULO: Washington, aos 16 minutos do primeiro tempo e aos 25 minutos
GOIÁS: Harlei; Rafael Toloi, Ernando e Leandro Euzébio; Vítor, Rithelly (Amaral), Fernando, Léo Lima e Douglas (Júlio César); Iarley e Fernandão (Romerito)
Técnico: Hélio dos Anjos
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Renato Silva, André Dias e Rodrigo (Marlos); Jean, Arouca (Henrique), Hernanes, Jorge Wagner (Oscar) e Junior Cesar; Hugo e Washington
Técnico: Ricardo Gomes
domingo, 29 de novembro de 2009
São Paulo perde para o Goiás e cai para a quarta posição no Brasileirão
Marcadores:
37º Rodada do Brasileirão,
goiás,
Goiás 4 X 2 São Paulo,
são paulo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário