domingo, 16 de agosto de 2009

O Brasileirão está aberto!!!

Terminou neste domingo, 16, o primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2009. Até aqui algumas surpresas e algumas decepções entre os participantes da 1ª divisão. A grande surpresa, sem dúvida, é o Avaí, de Santa Catarina. As decepções, também sem dúvida, os dois últimos colocados: Fluminense e Sport.

Porém, entre o trio de ferro paulista também há de se destacar a surpresa e a decepção neste Brasileirão: creio que a surpresa seja o Palmeiras, apesar de apenas empatar nos seus útimos três jogos e permitir uma aproximação das outras equipes (lembrando que o Internacional tem dois jogos a menos e, se mantendo essa diferença de pontos e caso o Colorado vença esses dois jogos ele ultrapassa o Verdão).

Digo que a surpresa é o Palmeiras porque eu achava que a equipe entraria nesse campeonato não para brigar pelo título, mas apenas para conquistar uma vaga na Libertadores. Ser campeão viria como um bônus. Mas muitas coisas aconteceram nesses quatro meses de primeiro turno e a mais significativa delas para o Palmeiras foi a derrubada do técnico Wanderley Luxemburgo, promovida pelos jogadores. A partir daí o Verdão deu um salto na qualidade de jogo e chegou à liderança.

A decepção, quase sem dúvida, é o Corinthians. Após um Paulistão impecável e uma Copa do Brasil memorável, o Timão parece que perdeu o rumo após as vendas de André Santos, Cristian e Douglas, além da contusão do Ronaldo. Sou forçado a concordar com o Paulo Manso e com Luís André Gasperino quando eles afirmaram no programa Blitz Esporte Mundi que o auge corintiano no ano de 2009 passou. Nem mesmo a vitória sobre o Atlético-MG vislumbra dias melhores ao alvinegro de Parque São Jorge. Pelo menos até a volta do Fenômeno será assim.

Eu digo quase sem dúvida porque o começo do Brasileirão do Corinthians foi muito bom, enquanto que o do São Paulo, o grande favorito ao título, foi uma lástima. Assim como fizeram os jogadores do Palmeiras, a cada rodada e a cada declaração fica mais evidente que os jogadores sãopaulinos derrubaram Muricy Ramalho. Primeiro, o Paulista. O golpe final: a Libertadores e o péssimo início no Brasileiro. Porém, depois da queda do durão Muricy, o São Paulo reencontrou o caminho das vitórias sob o comando de Ricardo Gomes e essa sequência de bons resultados fazem do São Paulo, novamente, um dos favoritos ao título.

Ainda faltam 19 rodadas para o fim do campeonato e apenas nove pontos separam o Palmeiras (melhor do trio de ferro) do Corinthians (pior colocado entre os três grandes paulistas) e a julgar pelo turbilhão que foi o primeiro turno, o que vem pela frente, promete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário