O Corinthians enfrenta o Fluminense hoje, às 21h50, no Maracanã. Para o desafio fora de casa, o time paulista não contará com sua principal estrela, mas terá a maior aposta iniciando a partida. Ronaldo foi poupado, segundo Mano Menezes, para treinar mais e, consequentemente, melhorar sua condição física. A novidade é Defederico. O argentino ganha chance na armação, acompanhado por Elias, Jucilei e Marcelo Mattos.
A decisão de poupar o Fenômeno abriu oportunidade para uma nova formação tática ( 4-4-2), que foi anunciada pelo treinador alvinegro após a derrota para o Atlético-PR por 3 a 1, no Pacaembu, sem que o comandante tivesse a difícil decisão de escolher quem iria para a reserva.
A entrada de mais um homem no meio campo pode se mostrar eficiente aumentando a produtividade da equipe no ataque e também oferecendo maior proteção a defesa, que nos últimos dois jogos sofreu sete gols. O retorno de William, na teoria, melhora a qualidade do setor. Paulo André será o outro zagueiro central.
O Fluminense, que vem de derrota para o arqui-rival Flamengo, por 2 a 0, também tem a fragilidade defensiva como uma de suas principais características: foram 45 gols sofridos, media de 1.67, só superando no quesito Náutico e Sport.
Outro número que pode ajudar a justificar a posição do Flu na tabela, é o lanterna com apenas 21 pontos, diz respeito ao ataque: é o pior da competição com 26 gols. Para piorar, Fred, que passou longo tempo no departamento médico e é a principal esperança de gols da equipe, treinou normalmente na segunda e ontem, mas alegou ainda sentir dores. Segundo o técnico Cuca, o atacante está fora do confronto de daqui a pouco.
O Corinthians tem melhor time e está menos pressionado, porém, o fraco desempenho das defesas e dos ataques deixa o jogo imprevisível
Retrospecto
O Timão ainda não perdeu para o Fluminense este ano. Foram duas vitórias e um empate: 1 X 0 (jogo de ida das quartas-de-final da Copa do Brasil), 2 X 2 (partida válida pela volta da mesma fase na Copa do Brasil) e 4 X 2 (primeiro turno do Brasileirão).
Apesar do retrospecto favorável contra o adversário na temporada, o Corinthians não vem fazendo boa campanha como visitante: são cinco derrotas, seis empates e apenas duas vitórias.
Como mandante, o tricolor carioca explica mais uma vez por que segura a lanterna: tem quatro vitórias, cinco empates e quatro derrotas.
Arbitragem
Mano Menezes, no início da semana, pressionou o árbitro escalado para a partida contra o Fluminense, Wilton Pereira Sampaio, filiado à Federação Brasiliense.
O técnico do Corinthians lembrou que, com Sampaio no apito, nenhum visitante venceu: foram oito jogos, com sete vitórias de mandantes e apenas um empate.
Apesar dos números apoiarem o técnico do alvinegro paulista, resta saber como o árbitro em questão reagirá ao comentário.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X CORINTHIANS
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 7 de outubro de 2009, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Enio Ferreira de Carvalho e Marrubson Freitas (ambos do DF)
FLUMINENSE: Rafael, Ruy, Gum, Luiz Alberto e Dieguinho; Fabinho (Patrício Urrutia), Diguinho, Darío Conca e Fábio Neves; Alan e Adeílson
Técnico: Cuca
CORINTHIANS: Felipe; Alessandro, Paulo André, William e Balbuena; Marcelo Mattos, Jucilei, Elias e Defederico; Jorge Henrique e Dentinho
Técnico: Mano Menezes