terça-feira, 6 de outubro de 2009

Jogadores e seus rótulos

A 28º rodada do Campeonato Brasileiro, que começa amanhã com setes jogos e tem sua conclusão na quinta-feira (8) com três partidas, serviu também para mostrar que, no mundo da bola, os bons jogadores têm sempre que provar, talvez pela memória curta que parece ser também uma característica do futebol.

Isso porque bastou Mano Menezes confirmar que Ronaldo não jogará contra o Fluminense amanhã, no Maracanã, para o atacante voltar a ser motivo de debate por motivos não relacionados ao seu futebol. É claro que o Fenômeno está pesado e dificilmente ficará "mais fino" do que se viu nos dois jogos finais do Campeonato Paulista, contra o Santos. O que chama atenção é que caso marque um gol contra o Grêmio, adversário do próximo fim de semana, o nove corintiano perde alguns quilos instantaneamente.

Parece que Ronaldo, mesmo depois do que fez no Paulista e na Copa do Brasil, ainda precisa provar que pode ser decisivo para o Timão. A fase ruim ajuda para que reclamações da torcida apareçam, mas o time está em reconstrução e ainda não encaixou.

Sem Ronaldo, Mano confirma a mudança de esquema do 4-3-3 para o 4-4-2. O escolhido para a armação foi o argentino Defederico. William fará dupla no miolo de zaga com Paulo André, e Balbuena jogará na lateral esquerda.

Outro jogador que ainda precisa se livrar do rótulo é Hugo, do São Paulo. O meia, mais de uma vez esse ano, entrou no segundo tempo e marcou o gol que deu a vitória ao Tricolor, o que lhe rendeu a marca de “jogador de segundo tempo”.

O rótulo, neste caso, me parece precipitado já que o jogador não teve com Ricardo Gomes uma seqüência de jogos como titular. Isso aconteceu em quatro oportunidades: contra o Flamengo (empate em 2 a 2) na 10ª rodada, e Atlético-MG (derrota por 2 a 0) na 11ª rodada. Depois contra o Botafogo (vitória por 3 a 1) na 17ª rodada, e Cruzeiro (vitória por 2 a 1) na 23ª rodada.

A concorrência no São Paulo é grande, mas outro jogador da equipe que apresentou melhora após uma considerável seqüência de partidas foi Dagoberto.

Amanhã, contra o Coritiba, no Morumbi, Hugo terá chance de começar como titular, com um São Paulo modificado se comparado com o que enfrentou o Náutico: Rogério Ceni retorna. Miranda está na seleção. Renato Silva, Junior César e Richarlyson estão suspensos. Com isso, Zé Luís será deslocado para a zaga completando o trio com Rodrigo e André Dias. Jean será volante, Jorge Wagner jogará como ala pela esquerda. Hugo será o meia, e Ádrian González terá oportunidade na lateral direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário