terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ansiedade prejudicou o Palmeiras nas últimas rodadas

Se considerados apenas os números, a 29ª rodada do Campeonato Brasileiro foi boa para o Palmeiras. Mas de acordo com o futebol apresentado, o time alviverde mostra ansiedade, caracteristica presente há pelo menos duas rodadas: no empate contra o Avaí, no Palestra Itália, por 2 a 2, e nesta segunda com cara de domingo, na derrota por 3 a 0 para o Náutico.

Os seis desfalques pesaram ontem, mas a questão é a postura do time. Ou será que o Verdão, mesmo desfalcado, não poderia ter dificultado a vida do Timbu, o 18º colocado na tabela e que, no Estádio dos Aflitos, conseguiu seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas? (já computada a vitória deste feriado)

Fatos que dão força para a impressão de ansiedade que o time passa são os gols sofridos no início dos jogos. Ontem, sofreu o primeiro aos seis minutos da etapa inicial; contra o Avaí, aos oito. Os dois em lances de bola parada.

Mesmo nas importantes vitórias, mais gols sofridos no início da partida ou na volta do intervalo: contra o Santos, jogo que venceu por 3 a 1, o alviverde também saiu atrás do marcador, pois sofreu o gol no começo do segundo tempo, aos nove minutos. Contra o Cruzeiro, na vitória por 2 a 1, no Mineirão, Tiago Ribeiro marcou aos sete, com Diego Souza empatando logo depois, aos nove.

Está certo que futebol não é jogo de um time só; os adversários do Palmeiras também jogam e, no Brasileirão, é difícil encontrar um time sem objetivo. Porém, o torcedor palmeirense, que ontem já gritou “é campeão”, espera que a equipe jogue como tal, impondo seu estilo de jogo, o ritmo, fazendo a liderança da tabela valer dentro de campo.

Nunca é demais lembrar que Muricy Ramalho chegou com o campeonato em andamento, e não é de imediato que time e treinador conseguem encontrar sintonia. Depois que Muricy assumiu, o elenco palmeirense ganhou bons reforços, como Wagner Love e Figueroa, mas ainda está carente, por exemplo, de um bom reserva para Armero na esquerda - problema para ser solucionado na janela de janeiro.

De qualquer forma, hoje, a missão verde parece ser entender que a pressão, ou pelo menos grande parte dela, está com os outros. Com São Paulo, Internacional e Atlético-MG. E os três, para nenhum torcedor do Palmeiras reclamar, tropeçaram na rodada. Só o Inter somou um pontinho jogando em casa.

A vantagem de cinco pontos do Verdão sobre o São Paulo, considerável pelo que se tem visto, deve significar tranquilidade, qualidade necessária para conseguir sucesso no próximo compromisso fora de casa, contra um Flamengo que briga forte para chegar na Libertadores 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário